Seja bem vindo ao Luzes de Gaia
Quarta, 27 de janeiro de 2021
Portal Luzes de Gaia

Artigos - Luzes de Gaia

Artigo

Movimentos Interrompidos do Fluxo do Amor entre Pais e Filhos

O conceito de “movimento interrompido” é utilizado para descrever a questão mais recorrente que se apresenta nas Constelações: a interrupção do fluxo do Amor entre pais e filhos.

Isto significa a redução de viver, de estar presente na conexão com os outros, nos vínculos afetivos e no nosso poder pessoal.

Quando aparecem sinais de “movimento interrompido”, os relacionamentos são o teatro de sua expressão principal.

O corte estabelece-se quando os sentimentos primários da criança (impulsos emocionais primários em direção aos pais) encontram indiferença, ausência, desprezo ou agressão. A dor nesse momento cedo na vida, não pode ser absorvida e metabolizada pela psique infantil, ela então cinde e perde contato com sua capacidade inata de SER.

O corte interno é com seu verdadeiro Self. Trata-se do “trauma” mais comum. E, com eles caminhamos pela vida, sem realizar nas áreas que nossos traumas do passado nos invalidam a ficar presos a padrões de repetição de nossas dores. Nós os levamos a todas as nossas relações e buscamos em lugar e tempo errado, o que não tomamos de nossos pais. Um afeto não substitui outro em nosso coração.

Nas parcerias, a relação entre adultos está fundada na igualdade de intercambio equilibrado e sexualidade. Faz com que as pessoas necessitem abandonar a infância e a posição de dependência. Quando não se tomou dos pais, grandes na ordem de hierarquia, e se espera tomar daquele que é nosso equivalente, o parceiro (a). Ele ou ela não poderá dar aquilo que tem para dar, pois apesar de dar tudo e amar plenamente, é nosso parceiro (a), precisa caminhar e estar junto de nós. Não encontraremos o que procuramos, a realização insatisfeita.

Essa condição psíquica nos incapacita para nos realizar em parcerias, como adultos inteiros e incompletos que buscam unir-se pela força amorosa a outro adulto inteiro em si mais incompleto. Não superar essas expectativas ilusórias de nossa infância é a causa da maior parte das separações de casais.

O problema é agravado quando se espera dos filhos uma inversão hierárquica na expectativa que esses filhos cubram as carências afetivas. Exerce-se chantagem emocional. De uma maneira especial tem-se às expectativas que esses filhos preencham o vazio. Pode acontecer que alguns desses filhos sacrifiquem suas vidas por amor cego, e emaranham-se com intensidade e não poderão cumprir seus destinos. Outros filhos, a pressão da autonomia os empurra tanto que fogem na intranquilidade de uma autonomia forçada, e são obrigados a não tomar partindo na vida com uma sobrecarga e sem estar suficientemente nutridos para seu Caminho.

 

O que pode ajudar?

Ajuda através de um desejo verdadeiro de ser livre e feliz, com coragem, tomar nossos pais tal qual são e comprometer-se à rendição de aceitar e superar o desamor recebido, os danos físicos e psicológicos.

Ajuda assumir o sofrimento, saindo do queixume, e convertendo em pessoas reais criadoras de nosso destino em concordância com o destino que recebemos. A única medicina é a inclusão e abertura do coração, de maneira que o passado que amarra, fique no passado e seja transcendido.

Ajuda trabalhar sistemicamente!

    Sobre o(a) autor(a)

    Graciela Rozenthal

    Graciela Rozenthal. Psicóloga, Psicanalista e Terapeuta Holística. Atua como Consteladora Familiar desde 2005, graduada pela Hellinger Institut Lanshut, possui 4 formações no método e cursou vários módulos com Bert Hellinger. É Coautora do livro Toques da Alma. Trabalhou na Itália e em Buenos Aires como Consteladora Sistêmica e palestrante, realizou palestras e workshops nos Estados Unidos. É Helper autorizada pela Pathwork Fundation desde 2005.  É fundadora e dirigente do Espaço Lumen Gaia e idealizadora da formação Sistêmica do Coração que unifica as abordagens que utiliza na sua vida profissional clínica e transmite para outros. Realiza treinamentos para capacitar essa prática em São Paulo. Acesse o perfil do profissional clicando na foto!!!

    Assine nossa newsletter

    Receba as últimas novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o universo holístico diretamente em seu e-mail.