Seja bem vindo ao Luzes de Gaia
Sbado, 24 de outubro de 2020
Portal Luzes de Gaia

Artigos - Luzes de Gaia

Artigo

Princípio Masculino e Princípio Feminino, Estrutura e Fluxo

Toda manifestação da VIDA, e as organizações que Ela cria, precisam para se realizar e se manifestar como tais, de duas condições que obedecem a dois Princípios ou Leis Fundamentais.

A primeira condição para a manifestação da vida é que exista uma estrutura. Essa condição permite a segurança suficiente para construir a vida.

A segunda condição é que exista fluxo, movimento, que permita o crescimento e desenvolvimento da manifestação.

Ambas condições são as resultantes da Lei ou Princípio Masculino e da Lei ou Princípio Feminino.

A estrutura é a resultante da inscrição, matriz de uma ideia, pensamento na substância da criação. Desde as manifestações mais vastas, até as que são menores. E o princípio masculino em ação, é a semeadura, a semente colocada, por exemplo.

O fluxo é o movimento em ação, a partir dessa matriz. E a lei automática da repetição e desenvolvimento daquilo que foi matrizado até sua forma mais elaborada. Por exemplo: a semente vira um organismo adulto (árvore, flor, fruto, etc.).

Provoca-se um jogo dinâmico entre estrutura e fluxo, entre os dois princípios que geram a criação da vida.

Quando estes não estão em harmonia, está comprometido o crescimento e existência da organização.

Existindo mais estrutura e distorção do princípio masculino se provoca uma maior rigidez e esta compromete o fluxo e o movimento. Se existe uma maior movimentação, sem estrutura suficiente, o resultado do crescimento está comprometido, é a distorção do princípio feminino.

Isso expressa a realidade de organização em cada Ego psíquico e físico individual, nos sistemas ao qual pertencemos, nas relações humanas, em tudo o criado.

As estruturas ficam rígidas demais pelas situações difíceis que estagnam o fluxo da vida, comprometendo-a. Assim é com nossos Egos, assim é com os sistemas nos quais estão eles inseridos.

Na terapia sistêmica vamos detectar onde se produzem as estagnações, ou chamemos traumas, tanto sejam produzidos nos nossos Egos, como e também nos sistemas que nossos Egos estão inseridos.

    Sobre o(a) autor(a)

    Graciela Rozenthal

    Graciela Rozenthal. Psicóloga, Psicanalista e Terapeuta Holística. Atua como Consteladora Familiar desde 2005, graduada pela Hellinger Institut Lanshut, possui 4 formações no método e cursou vários módulos com Bert Hellinger. É Coautora do livro Toques da Alma. Trabalhou na Itália e em Buenos Aires como Consteladora Sistêmica e palestrante, realizou palestras e workshops nos Estados Unidos. É Helper autorizada pela Pathwork Fundation desde 2005.  É fundadora e dirigente do Espaço Lumen Gaia e idealizadora da formação Sistêmica do Coração que unifica as abordagens que utiliza na sua vida profissional clínica e transmite para outros. Realiza treinamentos para capacitar essa prática em São Paulo. Acesse o perfil do profissional clicando na foto!!!

    Assine nossa newsletter

    Receba as últimas novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o universo holístico diretamente em seu e-mail.