Seja bem vindo ao Luzes de Gaia
Segunda, 21 de junho de 2021
Portal Luzes de Gaia

Artigos - Luzes de Gaia

Artigo

Aromaterapia – Terapia pelos Aromas

A aromaterapia é considerada uma terapia holística, ligada ao ramo da fitoterapia, cuja essência são as plantas, flores, folhas, madeiras, resinas e raízes que transformados em óleos essenciais nos afetam na forma farmacológica, fisiologia e psicológica. Os alquimistas, no século 16, acreditavam que o óleo essencial era a parte da planta responsável pela cura, ajudando no tratamento de doenças psicológicas e físicas.

A palavra “aromaterapia” vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável + “therapeia” = tratamento. Significa, literalmente, “tratamento por meio de odores agradáveis”. Um tratamento milenar que já era usado para fins curativos, estéticos ou religiosos, no Egito, China, Índia, Grécia e Roma. A destilação de óleos essenciais de forma mais refinada e eficiente ocorreu em 1000 d.c., por intermédio de Avicena, um médico e filósofo árabe.

O termo “Aromaterapia” foi usado inicialmente por René-Maurice Gattefossé, um químico francês cuja família possuía uma indústria de perfumes. O seu interesse em estudar as propriedades terapêuticas dos óleos essências, surgiu após ele ter sofrido acidentalmente uma queimadura na mão, ele a mergulhou num recipiente contendo óleo essencial de lavanda. A queimadura cicatrizou rapidamente, não produziu bolhas e não infeccionou. Em 1928, ele publicou o livro “Aromathérapie: Les Huiles essentielles hormones végétables” (Aromaterapia: Os óleos essenciais, hormônios vegetais).

Os benefícios obtidos com o tratamento pela Aromaterapia são vários, tais como:

  • Reduz a dor muscular e ajuda a relaxar;
  • Elimina a dor de cabeça;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda na eliminação das toxinas do corpo;
  • Diminui as náuseas e perturbações digestivas;
  • Diminui a ansiedade, depressão, insônia;
  • Ajuda na concentração e memória;
  • Diminui inflamações;
  • Melhora a função pulmonar.

Como tratamento holístico, a Aromaterapia caracteriza-se pela auto cura, por incentivar o equilíbrio interno do organismo. As propriedades terapêuticas dos óleos essenciais variam conforme as partes das plantas, podendo ser relaxante, estimulante ou equilibrante e podem ser administrados através de massagens, compressas, cremes, óleos corporais, banhos ou por meio de aromatizadores.

    Sobre o(a) autor(a)

    Equipe Luzes de Gaia

    Equipe Luzes de Gaia

    A equipe do Portal Luzes de Gaia é composta por facilitadores e mediadores que vivenciam o universo holístico em todas as suas vertentes.

    Assine nossa newsletter

    Receba as últimas novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o universo holístico diretamente em seu e-mail.