Seja bem vindo ao Luzes de Gaia
Segunda, 21 de junho de 2021
Portal Luzes de Gaia

Artigos - Luzes de Gaia

Artigo

Consequências do Incesto e Abuso Sexual de Crianças

O abuso de crianças apresenta um desequilíbrio sistêmico na lei da hierarquia e na lei do equilíbrio (adulto dá / criança recebe) segundo Bert Hellinger.

A criança, por trás da dinâmica do incesto, é entregue como objeto de compensação de faltas e/ou emaranhado entre os pais adultos. Geralmente nessas dinâmicas, ambos os pais estão implicados. Não é uma regra, mas a experiência nos mostra o que Bert nos diz, que há um abusador ativo e num segundo plano, a ‘eminência parda’ passiva (a mãe ou cuidadora).

Quais são os passos que provocam a cura nesses casos?

  1. Ajudar a vítima abusada a sair da sua fragilidade infantil, e liberar sua culpa, encarando sua dor.
  2. Ajudar a que recupere sua dignidade e sua força, honrando seu destino e de todos os implicados.
  3. Reconhecer o ‘prazer na inocência da curiosidade infantil’ como um momento do desenvolvimento, apesar de antecipado.
  4. Reconhecer e liberar o ‘vínculo negativo’ entre a criança e o abusador (vítima-perpetuados). A indignação e recriminação aumentam o vínculo negativo e a culpa, recriando a dor e o desequilíbrio!
  5. Liberar a dor que se perpetua nos perpetuados!! Nesse instante, se dá ao autor do abuso um lugar na compaixão da vítima! E a vítima fica livre do vínculo negativo!

Esse ensinamento revolucionário que Bert Hellinger nos faz reconhecer, provoca toda a diferença!

Ao chegar nesse passo, todos os implicados se aliviam,  pois o intrincado se dissolve.  O relaxar da tensão dos corpos, sinalizam que se reinstalou o ‘fluxo da Vida’.

Nas dinâmicas trabalhadas aparecem diferentes emaranhados dos abusadores: loucura, deficiência mental, compensação pela alta incidência da morte no sistema.

Em todos os casos, a paz dos envolvidos e o restabelecimento do fluxo da Vida só foi possível, desfazendo o vínculo negativo e honrando o destino de todos os implicados. A indignação cede lugar à compaixão nos corações!

 

    Sobre o(a) autor(a)

    Graciela Rozenthal

    Graciela Rozenthal. Psicóloga, Psicanalista e Terapeuta Holística. Atua como Consteladora Familiar desde 2005, graduada pela Hellinger Institut Lanshut, possui 4 formações no método e cursou vários módulos com Bert Hellinger. É Coautora do livro Toques da Alma. Trabalhou na Itália e em Buenos Aires como Consteladora Sistêmica e palestrante, realizou palestras e workshops nos Estados Unidos. É Helper autorizada pela Pathwork Fundation desde 2005.  É fundadora e dirigente do Espaço Lumen Gaia e idealizadora da formação Sistêmica do Coração que unifica as abordagens que utiliza na sua vida profissional clínica e transmite para outros. Realiza treinamentos para capacitar essa prática em São Paulo. Acesse o perfil do profissional clicando na foto!!!

    Assine nossa newsletter

    Receba as últimas novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o universo holístico diretamente em seu e-mail.