Seja bem vindo ao Luzes de Gaia
Domingo, 28 de novembro de 2021
Portal Luzes de Gaia

Artigos - Luzes de Gaia

Artigo

Minha trajetória – Os caminhos que me levaram ao Eneagrama

Estou aqui para contar um pouco da minha trajetória profissional e os caminhos que me levaram ao Eneagrama. Costumo dizer que o Eneagrama é um mapa que nos mostra o caminho para encontrar todas as respostas que estão dentro de nós. E é com uma enorme convicção que afirmo que esta ferramenta transformou minha vida em todos os sentidos, me levou a um autoconhecimento profundo e foi um grande facilitador no meu desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional.

Minha identificação com o Eneagrama foi quase que imediata. Em meados de 2007, fui assistir a uma palestra com esse tema e logo resolvi me aprofundar no assunto. Ingressei em um curso de especialização que durou 9 meses. Para mim, foi como uma gestação. A cada aula, um pouco de mim se transformava. Era nítido observar que eu iniciara o processo de formação de um jeito, mas finalizara as aulas com um olhar completamente diferente, com uma nova e muito mais interessante percepção de todo o conteúdo aprendido.

Durante esse período, me deparei com inúmeras oportunidades de encontrar minhas potencialidades, habilidades e, porque não, dificuldades. Pude entrar em contato com os meus tesouros internos, repletos de possibilidades e qualidades fabulosas, além de reconhecer e tomar consciência de uma série de reações automáticas, minhas e de outros tipos de personalidade, descritas no Eneagrama. E, de coração aberto, fiz o caminho de volta à minha essência.

Concluído o curso em 2008, comecei a aplicar o Eneagrama nos meus atendimentos e os resultados eram maravilhosos! Com ele, passei a compreender e acolher melhor a dor do cliente, que era manifestada através das reações automáticas condizentes à sua personalidade. Essa ferramenta também ajudou a apresentar caminhos para o crescimento pessoal dos meus clientes, que passaram a desenvolver uma nova percepção sobre si mesmos e sobre o outro, levando a uma profunda transformação em todos os aspectos da vida!

Embora eu estivesse bastante satisfeita com os resultados obtidos com a aplicação do Eneagrama em terapias, sentia que faltava algo. Minha intuição me levou a buscar ferramentas complementares e me deparei com uma Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, que reconhece a espiritualidade e a necessidade de transcendência da natureza humana, dimensionando o ser nas esferas biopsico, sociocultural e espiritual. Este foi mais um grande divisor de águas na minha vida!

Como não sou psicóloga de formação, foi necessário passar por uma entrevista para poder ingressar na Psicologia Transpessoal. Por conta do meu histórico e de minhas vivências, fui aprovada e mergulhei de cabeça nesta nova jornada, em 2011. Nesses dois anos de formação, teorias e vivências caminharam lado a lado, e ajudaram a aguçar ainda mais a minha percepção sobre mim mesma e sobre o outro. A cada módulo e a cada nova experiência, vivenciamos diferentes estados de consciência, sempre buscando atingir um estado de unidade e a essência de cada um. E imaginem minha surpresa quando descubro que o segundo módulo do curso seria sobre Eneagrama!  Psicólogos estavam utilizando este mapa para entender melhor a dor e as dificuldades comportamentais de seus pacientes. Conseguem imaginar meu grau de empolgação? E a partir daí tudo passou a fazer parte de um grande fluxo. Fluxo este que me levou a participar de dois cursos de coaching. Um específico de Life Coaching, que tem como objetivo promover mudanças comportamentais e melhoras na comunicação, levando ao crescimento pessoal e profissional, e, consequentemente, uma vida plena de realizações.

O outro curso de coaching foi totalmente baseado na Psicologia Positiva. Foi lá que aprendi a arte de fazer perguntas poderosas e a trabalhar com foco no lado bom das mudanças. Com isso, ajudei muitos clientes a descobrir seu propósito de vida, melhorando suas capacidades e reconhecendo o melhor de si.

No decorrer do curso, meu olhar para a psique humana foi mudando. Passei a enxergar tudo de forma ampla, ou seja, além do indivíduo, do ego, da personalidade. O foco passou a ser, então, no ser integral, cujas forças – espirituais, físicas e psíquicas – estão presentes em cada um de nós.

    Sobre o(a) autor(a)

    Carmen Andrade

    Graduada em Letras e pós-graduada em Psicologia Transpessoal (Alubrat-SP), Especialista em Eneagrama e PNL – Self Instituto de Psicologia e Treinamento ,  Certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching, Positive Psychology Coaching Interventions – Dr. Robert Biswas- Diener (Positive Acorn Program).

    Assine nossa newsletter

    Receba as últimas novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o universo holístico diretamente em seu e-mail.